

Os mercados regionais brasileiros são os estados localizados fora do eixo Rio-São Paulo. Nos últimos anos, essas regiões também têm se destacado como impulsionadores do desenvolvimento econômico brasileiro e grandes expoentes em importantes setores da economia brasileira – como agronegócio, energia, infraestrutura, tecnologia, petróleo e gás, mineração, comércio externo e turismo.
Os mercados regionais brasileiros emergem como núcleos de oportunidades econômicas no Brasil, espelhando a rica diversidade e o dinamismo do país. Compreendendo cerca de R$ 6,9 trilhões, ou 60% do PIB nacional, essas regiões proporcionam ambientes propícios para o desenvolvimento de negócios.
Para atrair olhares e investimentos para as economias que mais crescem no país, a Apex criou o Brazilian Regional Markets – uma plataforma de dados e conexões para desenvolver os mercados regionais.
Com mais de 12 anos no mercado, a Apex é uma plataforma de investimentos e serviços financeiros que oferece soluções completas e personalizadas, desenhadas a partir das realidades e vocações dos mercados regionais brasileiros. Atuamos com presença consolidada em cinco estados – Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul – e internacionalmente em Portugal.
Nossa atuação é estruturada em quatro áreas de negócio: Gestão de Recursos, Advisory, Investment Banking e Research. Essas frentes operam de forma integrada, combinando inteligência setorial, conhecimento local e capacidade técnica para criar soluções financeiras que impulsionam o desenvolvimento econômico onde estamos presentes.
A Apex tem como visão tornar-se o principal banco de investimentos regional do Brasil até 2030. Para isso, adotamos uma estratégia de regionalização, que cria uma rede capaz originar oportunidades e entregar resultados consistentes para clientes, empresas e investidores em todas as geografias em que atuamos.

O eixo RJ-SP vem perdendo participação no PIB nacional, enquanto os mercados regionais ganham espaço e crescem mais em todos os grandes setores da economia





Dentro do contexto dos mercados regionais brasileiros, alguns estados se destacam pelo crescimento acima da média e ambiente favorável aos negócios. Chamamos esses estados de Onças Brasileiras, em referência aos Tigres Asiáticos que lideraram o crescimento daquele continente na segunda metade do século XX.
Esses estados estão entre os 10 mais competitivos do Brasil devido ao bom desempenho em indicadores como estabilidade fiscal, solidez fiscal, infraestrutura, capital humano, potencial de mercado, segurança pública e educação (fonte: Centro de Liderança Pública, 2024). Além disso, esses estados possuem IDH e um crescimento de PIB acima da média nacional.
Estabilidade Institucional e Governança Pública
Taxa de desocupação menor do que a média nacional
Bons índices de Desenvolvimento Humano
Indústria e Agronegócio forte
Investimentos em Infraestrutura e Saneamento
Hubs comerciais domésticos e internacionais
Mercado imobiliário em forte desenvolvimento


Fonte: Atlas Brasil, 2021

Fonte: IBGE, 2023

A Apex se posicionou estrategicamente com a tese dos mercados regionais brasileiros, atuando em estados que são referência em crescimento econômico e desenvolvimento humano.
Transformar potencialidades em oportunidades de crescimento e desenvolvimento do ambiente de negócios.
Alcançar retornos diferenciados para nossos investidores com produtos e serviços adaptados ao ecossistema local
Alavancar o crescimento econômico e desenvolvimento social das regiões onde atuamos
Atrair olhares e investimentos - do Brasil e do mundo - para o enorme potencial dos mercados regionais brasileiros.