Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a Fucape Business School, em Vitória, recebe o Data Business Real Estate. Realizado pela Apex e pela Rede Vitória, o encontro reunirá autoridades, investidores e os principais nomes do setor imobiliário para discutir o tema “O novo mapa do Mercado Imobiliário capixaba”.
O Espírito Santo vive um ciclo de sofisticação e expansão territorial sem precedentes no setor imobiliário. Com um crescimento econômico projetado em 3,9% para 2025 e a manutenção da nota A+ em solidez fiscal, o estado atrai olhares de investidores que buscam ativos seguros e rentáveis. O evento foi concebido para interpretar como esse cenário se traduz em oportunidades reais para o real estate.
Entre os palestrantes confirmados, destacam-se lideranças como: Lucas Scaramussa (Prefeito de Linhares), Claudio Denicoli (Secretário de Desenvolvimento da Serra), José Eduardo Faria (Secretário de Desenvolvimento de Aracruz), Douglas Vaz (Presidente do Sinduscon-ES), Alexandre Schubert (Presidente da Ademi-ES), Patrícia Gouvea (Diretora-Presidente da NOVA ES), Pablo Silva Lira (Diretor-Geral do IJSN), além de executivos, investidores e grandes nomes do mercado capixaba.
O que esperar do evento
A programação será aberta pela apresentação de dados do setor, conduzida por Lucas Schuller (Especialista Econômico da Apex), que trará indicadores que sustentam o otimismo do mercado capixaba.
O primeiro debate do dia, mediado por Ricardo Frizera (Sócio-diretor da Apex), focará na reconfiguração do mercado a partir de fundamentos econômicos e novas fronteiras de crescimento. Com a participação de Felipe Caroni (Diretor executivo da Rede Vitória), Mateus Starling (Diretor do Polo ES da Apex) e Marcelo Murad (Diretor de Real Estate da Apex), o painel explorará como a identidade regional pode ser um ativo de atração de capital, as regiões que tornaram-se protagonistas do próximo ciclo imobiliário do estado e como a estruturação do mercado de capitais regionalmente está democratizando o acesso de investidores a projetos locais.
Na sequência, a discussão ganha dimensão nacional no painel de cenário macroeconômico e político, mediado por Lucas Schuller. Os especialistas Dirceu Simões (Soluções de Portfólio), José Orrico (Diretor Político da Futura) e Marcio Zaganelli (Vice-Presidente Comercial da Apex) analisarão a reorganização das forças políticas rumo às eleições e o impacto direto disso no custo do capital. O destaque será a transição do modelo de funding: com a poupança tradicional perdendo fôlego, instrumentos como CRI e consórcios assumem o papel de principais motores financeiros para o setor imobiliário.
A infraestrutura e os investimentos públicos e privados, grandes indutores de desenvolvimento dos territórios, são tema do debate mediado por Mateus Neiva. Participam Patrícia Gouvea (Diretora-Presidente da NOVA ES), Alexandre Schubert (Presidente da Ademi-ES), Douglas Vaz (Presidente do Sinduscon-ES) e Pablo Silva Lira (Diretor-Geral do IJSN). O grupo discutirá como converter os mais de R$ 100 bilhões em investimentos anunciados até 2030 em novas centralidades urbanas.
O planejamento urbano e a visão de cidades inteligentes serão discutidos sob a mediação de Edu Kopernick (ValorES). O arquiteto Diocélio Grasselli trará conceitos de design e retrofit como ferramentas de requalificação, enquanto o Prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, e os Secretários de Desenvolvimento de Aracruz, José Eduardo Faria, e da Serra, Claudio Denicoli, compartilharão as diretrizes estratégicas e os avanços previstos dos Planos Diretores de suas cidades. O foco será entender como essas cidades estão se organizando para capturar as janelas de oportunidade criadas pelos investimentos debatidos no painel anterior, garantindo um adensamento urbano organizado.
Encerrando a manhã de debates, o painel mediado por Janaina Faria analisará as novas dinâmicas do mercado imobiliário, pela ótica do próprio mercado. Nerleo Caus (Vice Presidente da ABIH-ES e Ex-Secretário de Estado de Turismo), Wilson Calmon (Diretor de novos negócios da Nazca) e Diego Freire (Diretor-geral da Javé Construtora) discutirão onde residem as maiores apostas para os próximos ciclos, seja na expansão territorial para cidades médias ou no uso intensivo de tecnologia e diferenciação de produtos em áreas já consolidadas.
Democratização e a tese do Apex Realty ES
Um dos destaques do evento será a apresentação da tese do Apex Realty ES. O veículo nasce para estruturar e democratizar o acesso de investidores ao mercado imobiliário capixaba. Por meio de gestão ativa e governança, a Apex conecta o capital a um portfólio selecionado de empreendimentos residenciais de médio e alto padrão, permitindo que investidores locais participem da incorporação imobiliária com diversificação e segurança.
A proposta é alinhar rentabilidade financeira ao desenvolvimento regional, possibilitando que o investidor participe diretamente da transformação urbana do estado e contribua para a construção de um legado duradouro nas cidades capixabas.
Real Estate como motor de desenvolvimento
O Data Business Real Estate busca consolidar o Espírito Santo como um dos destinos mais promissores do Brasil para investimentos imobiliários. Com o estado liderando rankings de competitividade e infraestrutura, o evento conecta lideranças para garantir que o desenvolvimento imobiliário caminhe junto com a segurança jurídica e a qualidade urbana, gerando valor de longo prazo para todo o ecossistema capixaba.


